Como um grupo de mães se tornou uma Associação de Empoderamento Comunitario

Publicado por

Pra quem é mãe, sabe que o cuidado diário com filhos desgasta, sim é super cansativo, é um trabalho enorme manter tudo certo, limpo, educar com apego, alimentar de forma saudavel, estimular o desenvolvimento, ter energia pra brincar, e ainda lidar com nossa saúde mental para não enlouquecer.

Se isso pode ser dificil quando temos família por perto, tios, primos, avós pessoas que possam estar com a criança de vez em quando, que possam fazer parte do dia a dia, ou pelo menos dos finais de semanais. Pra quem é imigrante e vive longe de seus familiares isso é um trabalho triplicado ao quadrado (rsrsrs).

As vezes sentimos falta de ter até com quem conversar, e que não seja sobre crianças, sobre dentes nascendo ou vacinas, ou fases de desenvolvimento e viroses do momento. Sim queremos conversar com adultos sobre assuntos do mundo em geral.

Nessa loucura da vida,  como mãe e imigrante, eu busquei formar um grupo de mães que pudessem se reunir para se dar suporte, apoio, tomar um café, aprender coisas novas, fazer com que as crianças brinquem e se socializem.

Encontrei muitas outras mães que estavam passando por situações que eu havia passado anteriormente, as mesmas dificuldades, a vontade de chorar, a vontade de só deitar em um lugar e dormir por algum momento, a necessidade de falar com alguém que nos escutasse e que o assunto fosse sobre nós e não sobre os filhos.

Aquela confusão de ser mãe e ao mesmo tempo voltar a ser você, ser mulher, profissional, ser amiga, fica um tempo até que a gente consiga criar uma nova identidade.

Aqui no Reino Unido do outro lado do mundo, onde não tem creche gratuita e as crianças só vão pra escola a partir dos 3 a 4 anos de idade, onde ser mãe que trabalha é super dificil e não tem onde ir, o melhor que temos a fazer é criar laços de amizade, é participar de grupos de suporte onde seja  para mães que podem trazer as crianças. Assim surgiu o ABRACE, uma  associação sem fins lucrativos, que busca ajudar, empoderar os imigrantes que moram em Londres e falam portugues, começou com o um grupo de mães  através do FEGANS ,charity que trabalha que trabalha com parent support (suporte para pais). era o único grupo que falava português, totalmente aberto gratuito com possbilidade de trazer as crianças para brincar, com incentivo do bilinguismo (sessões musicais em portugues) e com workshops conforme o interesse das participantes.

Este grupo continua atualmente trazendo diferentes mães e cuidadores que falam português, no objetivo de nos empoderarmos, compreendermos o sistema, e assim formamos uma organização para ajudar outras mães e crianças, dando suporte emocional, trabalhando sindrome do imigrante, e melhorando o bem estar em geral.

Neste grupo, as mães podem falar de relacionamento, chorar, trazer seus problemas, dividir as ansiedade, trocar experiencias, e receber informações importantes sobre serviços, sobre nutrição, sobre cuidados com a saúde física e emocional, sobre como lidar com o comportamento das crianças e ajuda-las a se desenvolver melhor.

Mães que não saiam de casa, que estavam com depressão, que não tinham com quem conversar, se socializaram, se tornaram voluntárias, criaram eventos, como passeios,  Halloween, Natal, Pascoa, se tornaram uma associação que conseguiu fundos para trazer mais profissionais para os workshops,  mais cuidadores que possam trabalhar com crianças, mais pessoas para ajudar com a divulgação do trabalho.

São mães imigrantes, que não tem muita fluencia no ingles, mas que tem muita vontade de fazer a diferença, que sabe que um abraço pode descarregar pesos, um sorriso pode afagar a alma e que o ouvir sem julgamento é uma terapia. Alias nos dias de hoje, o simples fato de ser ouvida traz o suporte muito grande, mesmo que as coisas são muito dificeis, mesmo que a vida nos imponha problemas, a gente tem com quem contar.

O ABRACE é uma organização aberta a todos os imigrantes que precisam ser ouvidos, que precisam de orientação, que precisam de alguém que segure na mão, e diga nós estamos aqui se você precisar.

Obrigada a todos que ajudaram a fazer de um pequeno grupo uma organização que busca fortalecer e empoderar as mães imigrantes em Londres.

Estamos apenas começamos já é um grande passo para a comunidade brasileira em Londres.

abrace

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.