Você já ouviu falar no “Day Zero” ou Dia Zero? Basicamente, é o dia em que todas as torneiras de uma cidade vão secar completamente, e não haverá distribuição de água, não do jeito que conhecemos. As pessoas terão que buscar água nos postos de abastecimentos espalhados pelo governo.

Você consegue imaginar o caos que seria se isso acontecesse? Não ter água nas torneiras, nos chuveiros e nem nos vasos sanitários ? Impossível imaginar?  Infelizmente essa cena está muito mais próxima da nossa realidade do que gostaríamos.

bryan-carlson-1072864-unsplash.jpg

A escassez de água já e uma realidade garantida num futuro próximo para algumas das grandes cidades  ao redor do mundo, são elas: Cidade do Mexico , Melbourne, Jakarta, Londres, Pequim, Istambul, Tóquio, Bangalore, Califórnia e São Paulo, além da Cidade do Cabo na África do Sul.

A Cidade do Cabo já teve o dia zero anunciado e era esperado para acontecer no dia 16 de Abril de 2018, mas devido a grande mobilização da população e governo para economizar a água restante , foi adiado para 11 de Maio e depois 4 de Junho. O Dia Zero na Cidade do Cabo nunca chegou a acontecer e atualmente foi prorrogado para 2019 mas sem data marcada.

Já passamos da hora de nos preocuparmos apenas com o nosso próprio bem estar, se não cuidamos do planeta, dias tristes estarão no futuro dos nossos filhos e netos. Todo mundo sabe dos problemas ambientais e a maioria de nós também sabe a solução, mas então, por que não agimos? Por que não colocamos em prática? Por que não adequamos nossa vida? Por quê?

A população da Cidade do Cabo teve que tomar medidas drásticas para economizar a agua restante e fazer com que durasse um pouco mais. Ainda não estão fora do perigo eminente da seca, mas deram um excelente exemplo de que quando queremos, juntamos esforços e podemos sim transformar nossa realidade.

Em meio ao verão brasileiro eu te pergunto: Quantos banhos você toma por dia? Quantas vezes enche sua piscina por semana? Lava a calçada? o carro? Será que poderíamos fazer algo agora para não ter que tomar medidas extremas no futuro?

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 110 litros de água por dia são o suficiente para atender as necessidades básicas de um adulto. No entanto somente no estado do Rio de Janeiro no ano de 2013 numa pesquisa feita pelo SNIS (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento) apontou que em média são gastos 258 litros por dia, ou seja, mais que o dobro do recomendado.

mrjn-photography-1079575-unsplash

Dicas de como economizar água nas tarefas diárias

  • Banho: ensaboar-se com o chuveiro fechado e só ligar quando for hora de enxaguar. Uma outra dica é utilizar o banho apenas como forma de higiene e não de relaxamento. Um banho de 3 minutos é o suficiente para enxaguar o sabão do corpo.
  • Escovar os Dentes: abrir a torneira apenas quando for a hora de lavar a boca. Usar um copo pode se tornar uma excelente alternativa.
  • Descarga: usar descarga inteligente que use menos água para xixi;  uma excelente alternativa também é guardar a água utilizada durante o  banho num balde para ser reaproveitada como descarga.
  • Máquina de lavar: uma máquina com 5 kg de roupa gasta em média 135 litros de água, o ideal é juntar toda a roupa suja e lavar apenas 1 vez por semana, se possível recolha a água eliminada e poderá reaproveita -la na descarga ou na limpeza da casa.
  • Lavar o carro: É sempre melhor levar o carro a um lava jato do que ligar a mangueira e passar horas limpando tudo nos mínimos detalhes.
  • Colete água da chuva: Buscar implantar cisternas é o meio mais fácil de reutilizar a agua da chuva, caso não consiga implantar também pode usar um balde para recolher a agua da chuva, ela pode ser usada como descarga, para limpeza da casa ou até mesmo regar plantas.

Agora, se você realmente leva o desperdício de água a sério e quer muito fazer algo para mudar esse quadro, torne-se vegetariano. Não, você não leu errado.

Infelizmente o maior consumidor de água potável no mundo é a industria pecuária.  Segundo pesquisa citada no New York Times, são necessários,  4 milhões de litros de água para produzir 1 tonelada de carne, enquanto se utiliza apenas 85 mil litros para produzir 1 tonelada de produtos hortícolas. O que significa que se o mundo consumisse menos carne, economizaríamos uma quantidade absurda de água comendo apenas frutas e vegetais. Além de mais saudável, mais barato e totalmente auto sustentável!

Será que esses motivos por si só já não seriam suficientes para lhe fazer  repensar na  sua alimentação?

O dia zero só não chegou a acontecer na Cidade do Cabo devido a grande mobilização popular, não foi fácil e ainda não estão fora de perigo, mas isso  nos dá esperança que se eles conseguiram, todos nós somo capazes de prevenir a tragédia que seria ter que sobreviver sem o bem mais precioso que temos: água potável.

Se todos nós nos unirmos e instaurarmos uma revolução pacífica em prol da economia de água, a começar  por nós, pela nossa casa mudando nossos hábitos e costumes,  ensinando nossos filhos, vizinhos, amigos, alunos como eles também podem e devem fazer parte do consumo consciente, assim vamos dia após dia contagiando, conscientizando, protagonizando essa revolução verde em prol da água, em prol do  nosso planeta, em prol  da  sobrevivência da raça humana!

Por falar em consumo consciente, já deu uma lida nesse texto sobre minimalismo?

Se quiser saber mais sobre as medidas e orientações de como preservar a água potável no Planeta, acesse também (sites em Inglês) …

http://www.un.org/en/sections/issues-depth/water/index.html

https://www.forbes.com/sites/paullaudicina/2018/06/07/water-day-zero-coming-to-a-city-near-you/#21dc09d51738

Inspire Action

Photos by Bryan Carlson on Unsplash

Anúncios