Trabalhei quase 7 anos como psicóloga na saúde pública, num programa chamado Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Assim mais do que atender os casos de pessoas com doenças mentais, eu acompanhava todos os casos mais severos e cronicos do múnicipio. Muitos destes, eram pessoas em tratamento de cancer e por isso fiz um curso com o INCA sobre prevenção, tratamento e cuidados paliativos do Cancer.

A palavra cancer ainda assusta, porque é muito grande o número de pessoas que morrem devido aos diversos tipos de cancer. Câncer é o nome dado ao conjunto desordenado de crescimento celular, que pode acontecer em qualquer parte do corpo, tornando-se tumor e pode vir a se espalhar para todo o corpo.

É dificil falarmos em prevenção ao cancer porque existem muitos agentes que podem causar este crescimento desordenado, no entanto, todo tumor começa pequeno, e por isso é importante saber como identificar rapidamente, evitar o contato com agentes cancerígenos, ou seja, agentes que podem iniciar, promover e estimular o crescimento de tumores.

A maior parte da prevenção, envolve evitar os fatores de risco, ou a exposição a esses agentes cancerigenos, por exemplo a exposição prolongada a radição solar sem proteção, pode ser um agente causador do cancer de pele. São agentes cancerigenos: Cigarro, tabaco, alcool, alimentos altamente processados que contem preservativos e conservantes, agrotoxicos, bebidas e comidas com alto teor de açucar e sal.

Outras doenças que podem vir a gerar o cancer, são virus como o HPV que gera o Cancer no colo de útero, ou Hepatite B que gera o cancer de figado, pancreas, ou doenças sexualmente transmissíveis que também baixam o sistema imunologico e estimulam  a produção de tumores.

Neste dia de Combate ao Cancer quero trazer algumas dicas para preveção desta doença:

Não fume!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

Alimentação saudável protege contra o câncer.
prevenção-do-câncerUma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer.

tikkho-maciel-72251-unsplash.jpg

Mantenha o peso corporal adequado e pratique atividadades físicas.    Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Cerca de um terço de  todos os casos de cancer podem ser evitados com a alimentação saudavel e exercícios fisicos diarios como caminhadas por exemplo.

Use preservativos como camisinha na hora da relaçao sexual.   Evite se expor ao risco de pegar doenças sexualmente transmissiveis além de evitar doenças graves como HIV e sífilis, as doenças como hepatite e HPV  podem vir a promover o desenvolvimento de cancer e podem ser evitadas se você se protejer.

Amamente.  Photo by Leandro Cesar Santana on UnsplashO aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável.  Além de fazer bem ao seu filho ajuda a celulas da mama manter-se saudavel. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de seis meses da criança, deve-se complementar a amamentação conforme dicas de alimentação saudavel, evitando totalmente sal e açucar até pelo menos 1 ano de idade.

 Faça exame preventivo do câncer do colo do útero, de mama e prostata pelo menos a cada três anos. 
As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Através de exames de sangue e ultrassom pode-se também identificar nodulos na mama ou na prostata para os homens, e quanto mais cedo identificar mais rapido e facil pode ser de tratar.

Vacine contra a hepatite B.chang-duong-1170441-unsplash
O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer.

Evite comer carne processada.
Photo by Jez Timms on UnsplashCarnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Todos os alimentos que contém conservantes  (como os nitrito de sodio, Glutamato monosodico, bromato de potassio etc) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Estes dados foram retirados do Instituto Nacional de Cancer – INCA, se quiser saber mais veja este link sobre os direitos da pessoa com cancer.

Faça sua parte, cuide-se, proteja, previna-se, compartilhe estas informações com pessoas que você ama para que elas também se cuidem.

Não esqueça de se increver no blog para receber mais informações legais para você e sua família!

Foto de capa é autoria de rawpixel on Unsplash