Um Belo Dia Decidi Mudar…

Publicado por

“Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir.” Ja dizia Napoleão Bonaparte, e ele estava coberto de razão.

No momento em que escrevo esse texto, acabo de ser comunicada da morte de uma amiga querida. A vida é como um piscar de olhos, num momento estamos aqui, no minuto seguinte tudo se acaba. Parece meio clichê, mas a morte é a única certeza que temos, e ainda assim nos comportamos como se tudo fosse eterno, vivemos nossa vida displicentemente  deixando nossos sonhos e planos para depois… E se não houver depois? 

É preciso decidir que tipo de vida queremos viver; é preciso decidir mudar! 

Você já parou para pensar  por que é tão difícil tomar uma decisão? Por que algumas pessoas simplesmente vivem se esquivando, e ainda pior, algumas se submetem a uma vida infeliz só para não terem o peso de ser responsáveis por suas próprias escolhas, e acabam por  viver a mercê das decisões dos outros.

Um passo errado, uma resposta errada pode pôr toda uma carreira ou um relacionamento a perder,  ou até mesmo dar um rumo diferente a sua vida, seja para melhor ou pior.

O fato é que decidir algo é estressante, doloroso e a incerteza do resultado final causa ansiedade,  mas pior  do que não decidir, é viver como coadjuvante, sem ter o controle da própria vida. 

Claro que existem fatores que estão fora do nosso controle, que não podemos prever  ou mudar, mas na maioria das vezes nossa vida é resultado das nossas escolhas. Ou seja: se você está satisfeito com sua vida, é bem provável que esteja fazendo escolhas acertadas e decidindo bem cada passo a ser tomado. 

O contrário também e verdadeiro. Se você sente um vazio, uma insatisfação, e sempre  se imagina vivendo outra vida, talvez esteja na hora de assumir o papel de protagonista da sua própria vida e esteja na hora de decidir mudar.

Não é fácil, não mesmo!

Romper com o sistema nunca é fácil. A maioria das pessoas vivem a máxima que aprendemos quando criança nas aulas de ciências  “O ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre” ponto final. Será?

Ha tempos eu decidi que não queria viver as expectativas dos outros, não estou nesse mundo maravilhoso apenas a passeio, e nem você! Mas se não nos comportarmos como seres livres e plenos, viveremos para sempre debaixo do julgo das escolhas de outras pessoas. 

Eu não quero isso para minha vida e por isso decidi mudar.

Quem foi que disse que eu preciso de muitos bens materiais para ser feliz? Que devemos trabalhar 12 horas por dia para ser bem sucedidos? Que se meus filhos não fizerem ballet, inglês e programação aos 4 anos de idade eles não terão um futuro promissor? Quem disse que férias tem que ser em Janeiro? Que aniversario de criança tem que ser comemorado com festa hollywoodiana? Não temos necessidades iguais, não somos iguais e o que funciona para mim, pode não funcionar para você, mas só saberá disso quando conhecer te a ti mesmo.

“É tempo de caminhar sem medo de se perder.” Augusto Cury

andraz-lazic-784662-unsplash

Essa frase tão conhecida do livro “O vendedor de sonhos” me faz imaginar a cena, onde você precisa chegar ao lugar que tanto deseja, mas o caminho  até lá por si só é tão maravilhoso, bonito e inspirador que a jornada já faz valer a pena, e ali não importa se vamos nos perder pois continuaremos na jornada em busca do nosso lugar, uma hora havemos de encontra-lo, até la vamos curtindo o caminho… 

Talvez você ainda não saiba onde quer chegar, talvez ainda  não saiba quem realmente é, talvez seja a hora perfeita para decidir mudar.

Decida embarcar numa viagem de auto conhecimento sem reservas: pesquise, leia, vivencie e só depois forme sua opinião.  Sabe aqueles projetos na gaveta que você pensa que ja esta velho de mais para realiza-los? A hora é agora! 

Faça algo inesperado, matricule- se na aula de dança, faça uma tatuagem, uma viagem estilo mochilão, conheça pessoas diferente do seu círculo de amizade, faça um trabalho voluntário, pule de para quedas, plante uma árvore, aprenda um novo idioma, uma nova habilidade. 

Permita-se, perca- se, encontre-se.

 Decida mudar, decida ser feliz hoje,  o amanhã pode não existir…

Se você gostou desse texto, não esqueça de se cadastrar para sempre receber as novidades aqui do blog em sempre em primeira mão.

david-calderon-973699-unsplash.jpg

Photos by Andraz Lazic  and David Calderón on Unsplash

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.