Propostas e metas para o Ano Novo

Publicado por

Mais um ano que se inicia e você pode avaliar se seus objetivos foram conquistados e quais serão suas metas para  este novo ano!

Você tem claro quais objetivos quer conquistar, quais metas e sonhos que irá realizar? Você tem um projeto de vida? Que tal começar o ano preparado para ter foco no que realmente você quer que aconteça na sua vida?

Compreendo que passamos muito tempo de nossa vida e que não sabemos muito bem o que fazer, ou qual caminho escolher… você não precisa pensar em algo a longo prazo e decidir a vida toda, mas você pode pensar sobre os objetivos e metas que gostaria de alcançar em 6 meses ou um ano.

Sei que parece receita pronta do sucesso, e talvez até virou clichê “escreva suas metas e objetivos”, mas quero trazer minha experiencia pessoal de que realmente funciona.

Desde meus 16 anos, após ter lido algo sobre projeto de vida, eu decidi elaborar, colocar no papel minhas metas, objetivos, sonhos, ideiais.  E assim, continuo todos os anos, no primeiro (ou segundo) dia do ano  eu escrevo minhas metas no papel.

É importante que quanto mais detalhado você coloque melhor, então vou dar a sugestão conhecida em ingles como 5W2H . Constituem numa tabela como esta abaixo que fica fácil  visualizar, onde você colocará todas suas metas para o ano, com detalhes de quanto vai custar uma viagem por exemplo, e quando e com quem pretende viajar, ou conseguir um trabalho melhor, qual trabalho, como conseguir, quem pode lhe ajudar, quanto pretende ganhar e onde será o trabalho, se não tem ideia de empresa mas gostaria que fosse mais perto de casa, então especifique, quanto mais detalhes melhor, pois isso direciona sua mente para ter foco no que realmente quer.

What/ o que?How/      Como?

When/         quando?

Where? Onde?How much/  Quanto?

Who/   Quem

Objetivos
pessoais
emocionais,
físicos  

     

profissionais,
educacionais,
financeiros

     

Objetivos sociais,
familiares,
relacionamentos, comunidade,etc

     

Lazer, sonhos,
Desejos  etc

     

Os objetivos, metas servem como norte para onde queremos que o barco siga mesmo se houver tempestades. Já o projeto de vida envolve reflexões mais profundas e necessárias sobre você. É um conhecimento pessoal, sobre valores que você tem, visão de mundo, e qual sua missão no mundo. Também tem reflexões sobre seus pontos fracos e fortes, coisas que podem fortalecer seu projeto ou habilidades que precisam ser  melhoraradas, e as qualidades e capacidades que já tem.

Depois fica a importante etapa de pensar, quais os risco e ameaças que precisa superar para conquistar o seu sonho, e quais as potencialidades, coisas que podem  ajudar a alcançar seu objetivo.

 

rawpixel-755616-unsplash

Gostaria de dar meu testemunho, todos os anos coloco no papel,  mesmo que alguns desejos não se realizem, boa parte deles de uma forma que ainda não sei explicar, acabam chegando até mim, oportunidades, pessoas, espaços onde meus objetivos se encaixam  e se tornam realidade. Eu revejo todos os anos, e algumas metas levei até 5 anos pra realizar, outros demorou 2 anos e alguns acontecem antes do esperado.

É super motivador entender que temos sonhos que podem ser realizados. Alguns sonhos eu ainda não realizei, são muito grandes, mas penso neles como estrelas que iluminam meu caminho na escuridão.

Os sonhos e as metas não tem o objetivo de colocar pressão, mas de uma forma ou outra faz com que você não fique parado esperando cair a oportunidade do céu, você vai correr atrás, e acredite as oportunidades que você jamais imaginava aparecerão do nada, dizendo se você correr o risco, é possivel sim que seu sonho  seja alcançado.

Não quero ser otimista demais, pois você deve estar pensando mas a realidade é dura amiga, e a gente sofre, sim… esteja preparado para as certezas, nós ficaremos doentes, nossos pais morrerão, nós perderemos algumas vezes, mas se tivermos uma missão podemos deixar nossa marca, podemos realizar nossos sonhos, e nos sentirmos felizes por algo as vezes tão pequeno.

Lembre-se o caminho é individual, não existe uma estrada para a felicidade nem para o sucesso, cada um faz a sua jornada individual, mas se você puder ter planos e estratégias para alcançar seus sonhos, você estará motivado a superar qualquer obstáculo, qualquer dor. Você sabe quem você é, sabe seus valores, sua visão, sabe do seu potencial e está traçando um caminho que ninguém consegue visualizar a não ser você mesmo!

Neste ano novo, eu desejo que você tenha muitos desejos e que como um mapa você faça um roteiro para conseguir realizar seus sonhos. Acredite e acima de tudo faça acontecer!

Feliz Ano Novo!

Dicas: Siga, Persista e nunca desista!

Quer saber mais, tirar duvidas, escreva-se no nosso blog,  envie um email ou comente no texto.


Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.