Feliz Natal de verdade para Você

Publicado por

A temporada de Natal está chegando, e com ela também chegam o mix de emoções, pensamentos, avaliações da vida, do ano e as incontáveis  promessas para o novo ano que logo se inicia.

Tenho visto muitos dos meus amigos e familiares dando lugar a euforia e stress que as semanas que antecedem o natal proporciona, e na rua, ultimamente a pergunta que meu filho mais ouve é: O que você vai ganhar de Natal?

Ha anos que não celebramos natal com festa aqui em casa, não por não gostar da data, que por sinal eu Amo, mas confesso que desde que nos mudamos para fora do Brasil, passar o natal longe dos familiares não é a mesma coisa. Por outro lado essa mudança se fez não apenas ao quesito “festa de família” mas também provocou reflexões profundas, e isso foi muito positivo para minha família.

Aqui em casa somos cristãos praticantes, buscamos ter um relacionamento íntimo e sincero com Deus, e por mais que eu saiba que o dia 25 de dezembro é uma data meramente comercial e que Jesus provavelmente não nasceu nesse dia, aproveito a época para relembrar o verdadeiro sentido do natal com meus filhos.

Natal é nascimento. Quando pensamos no nascimento de uma criança sentimos alegria, pois um novo ser está vindo ao mundo, mas não é só isso! Toda mulher que já foi mãe sabe que os últimos dias de gravidez são extremamente complicados: dor, inchaço, incomodo, ansiedade, medo e incerteza são apenas uns dos milhares de sentimento que temos. Quando penso no nascimento de Jesus, penso em Maria, sua mae, grávida, em cima de um jumento andando sem destino, sem poder oferecer um lugar seguro e com o mínimo de conforto que seu bebe precisaria para nascer. Sem opção, um estábulo pareceu-lhe a melhor, na verdade a única opção, e ali entre animais, palha e estrume cercado de toda simplicidade até mesmo pobreza, teve o seu precioso bebê. Penso na narrativa bíblica e cada vez mais me questiono sobre os exageros e fartura com o qual a maioria de nos celebra o natal. De onde tiramos isso?

Não compro presentes de natal para ninguém, meus filhos não ganham presentes de natal, celebramos o natal o mês de dezembro inteiro falando de bondade, caridade, solidariedade, simplicidade, amor, união e presença pois é isso que acredito ser o natal.

Presentes quando são necessários e úteis, são muito bem vindos. Mas o momento é o que fica eternizado em nossa memória. E não subestime o coração doador de uma criança!  Eles sabem entender muito bem o que e abrir Mão de um novo jogo do PS4 para fazer uma doação para um abrigo de crianças órfãs na África, e acredite: ele não ficara triste!

Eu sei que é muito difícil ir na contramão da sociedade, pois a maioria das pessoas não dá a mínima importância para o próximo, mas eu gostaria de te desafiar nesse Natal a não gastar com roupas novas ou presentes, mas a ajudar juntamente com seu filho, uma instituição de caridade, um abrigo de animais, um asilo, um orfanato, refugiados… São tantas opções que tenho a certeza que conseguirá pensar em algo.

Converse com seu filho e proponha doar o dinheiro referente ao presente que ele iria ganhar, mostre a ele a importância de dar, e não fique com peso na consciência de não dar presente para seu filho, pois o maior presente que você pode dar a ele é ensina-lo a ser uma criança generosa.

Bondade e generosidade  devem ser constante em nossas vidas, durante os 12 meses do anos,  mas sem dúvida, Dezembro é um excelente mês para começar a colocar em prática.

Meu desejo é que você e sua família tenham um natal cheio de amor e que se permitam ser instrumento para levar esperança a vida de alguém…

Feliz Natal!

gareth-harper-175342-unsplashPhoto by Gareth Harper on Unsplash

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.