Solstício de inverno – o dia mais escuro do ano

Publicado por

Você conhece o Solstício e seus rituais?

O fenômeno astronômico chamado de Winter Solstice ou solstício de inverno, em que o sol fica sobre um dos hemisférios e apenas aparece por algumas poucas horas do dia, acontece em dezembro no hemisfério norte e em junho no hemisfério sul.

Em alguns países do hemisfério norte, o solstício acontece no dia 21 de dezembro e em outros no dia 22. Mas é considerado o dia mais escuro do ano, as poucas horas de sol que em alguns países chega a ser 2 horas apenas, fazem com que a massa continental percam a energia térmica que é absorvida durante o verão.

IMG_20181221_034028.jpg

Existem muitas celebrações e rituais ancestrais que eram comemorados nestes dias, principalmente porque o  inverno era um período de privação, miséria e fome. Trabalhava-se durante o ano para guardar alimento neste período em que a agricultura, a caça e pesca ficam quase nulas devido ao frio.

photo-1505322022379-7c3353ee6291

O principal ritual é a busca da energização e da Luz interior! Existem rituais mais complexos e outros mais simples, todos com  a idéia de buscar proteção no dia de “sombras”, buscar luz e iluminação e também para que seja auspicioso (próspero) o inverno que está a seguir. Estes rituais são antigos, feitos por culturas consideradas pagãs (o seja não católica ou cristãs) conhecidos pelos celtas, maias e astecas. Todas buscavam afugentar as sombras e assim espíritos das trevas, no dia que é considerado a noite mais longa do ano.

A ideia é que estamos interligados com a energia do universo, e o sol é uma fonte de energia poderosa, por isso temos a tendência de ficar mais depressivos no inverno, a vitamina D que é absorvida pelo sol, fica em deficiência no inverno.

Quando estamos conscientes desta ligação com a natureza e as energias universais, podemos perceber as energias sutis que nos afetam.

Atualmente com eletricidade, alimentação e muitas questões modernas, estes rituais se perderam. Alguns acreditam, outros apenas fazem para trazer mais prosperidade e sorte, como as celebrações de Halloween ou Natal, também é como fazer os pedidos de Ano Novo, que aliás também tem superstições de cores e rituais que ajudam para que o ano que está a vir seja próspero.

Bom, de forma bem simples, pode-se preparar uma mesa, que pode ser antes do jantar ou café da manhã, cada pessoa acende uma vela e deixa uma vela especial maior no centro, onde ficará acesa por praticamente todo o dia ou noite. Solicite que cada pessoa agradeça por coisas boas que aconteceram e que eles pensem sobre como sua própria luz está brilhando neste mundo, está ajudando pessoas, está iluminando caminhos. Nesta reflexão que seja feito os desejos para o próximo ano e fortalecimento para o inverno que se tem pela frente.

Outro ritual feito com velas, onde você escolhe as cores, verde pra saúde, amarelo para dinheiro, vermelho para amor, branco para paz.

  1. Acenda as velas, com pensamento de luz e introspecção, desejando o que representa a cor de cada vela.
  2. Escreve-se num papel os pedidos para o próximo ano, e os problemas que desejam superar (os antigos pediam prosperidade para as colhetas de alimentos, e saúde para enfrentar o inverno) atualmente podemos pedir para superar obstaculos e problemas que estamos enfrentando. Este papel só será queimado no Ritual do próximo ano.
  3. Escreva os problemas que superou ou os obstaculos, dificuldades que queres deixar para trás, estes pode queimar (mentalizando que está deixando pra trás tristezas que não precisa mais carregar, mágoas, ressentimentos, etc).
  4. Permaneça neste dia com a introspecção de Luz positiva iluminando seus caminhos e sua vida, e celebre o Solsticio de Inverno com as pessoas queridas.

Enfim, estas são algumas ideias, que achei interessantes, existem muitas outras coisas que podem fazer usando diversos elementos, agua, terra, fogo, etc.

O mais importante, mesmo que não se faça rituais nenhum, é que estejamos conscientes de que nossa luz interior, nossa chama precisa estar acesa, é um momento de renovação, de buscar proteção, de refletir sobre o que se fez e buscar mais iluminação no ano que se segue.

A você desejo um ótimo Solstício! Que nossa luz e a luz divina esteja sempre a iluminar nossos caminhos!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.