Pressa, muita pressa… dizia o coelho no filme Alice no País das Maravilhas, incrível com as pessoas aderiram este estilo de vida, muitas coisas, pouco tempo, correrias do dia-a-dia.

Todos com quem converso, me falam sobre a dificuldade que existe em arrumar tempo para fazer suas coisas, alguns comentam que parece que o tempo encurtou. A vida parece uma correria e muitas vezes as coisas mais importantes, mas que não são urgentes, acabam sendo deixadas de lado.

Na verdade, o tempo é o mesmo para todos nós. Todos, temos 1 dia composto de 24 horas, ou se preferir, 1440 minutos, o problema não é o tempo, é como cada pessoa administra o seu tempo, tornando-o um gerador de stress ou qualidade de vida.

Vivemos numa era tecnológica e cheia de informações, estamos sendo bombardeados de notícias, mensagens, emails, social mídia, etc… e isso realmente faz com que nosso tempo seja desperdiçado com coisas que na verdade não são importantes. Criamos hábito de ver uma mensagem ou email, na verdade sabemos que não será algo importante ou produtivo mas é como se nossa curiosidade falasse mais alto. Esses hábitos podem ser modificados para nos tornarmos mais eficazes e podermos realmente desfrutar nosso tempo com mais qualidade.

 Durante uma psicoterapia faz-se um re-planejamento do estilo de vida, re-avaliando sua administração do tempo. Assim pensei que o leitor gostaria de receber algumas dicas sobre este tema e refletir comigo sobre sua vida.

Existem algumas ideias que dificultam nossa administração adequada do tempo:

  1. Basta fazer um chek list – é importante faça seu planejamento coloque o que precisa ser feito no dia na semana e até no mês, o ideal é deixar a vista para que mantenha o foco nas atividades que precisam ser feitas, porém lembre-se que não é tudo, existem muitas coisas que podem estar roubando o seu tempo;

91_weekly_calendar_v2.1

Exemplo de calendário semanal para fazer seu check list!

Outra questão importante é que não colocamos na nossa agenda ou no nosso checklist, atividades de lazer ou coisas pra fazer em família. Por isso o check list acaba não incorporando todas as nossas necessidades importantes e acaba ficando com coisas mais urgentes a serem feitas e isso precisa ser revisto nos planejamentos semanais e mensais.

2.  Eu sou o dono absoluto do meu tempo – sempre haverá incidentes fora do seu controle que lhe tomaram tempo, o segredo é administrar as horas que realmente controla;

3. As pessoas só são eficientes quando estão com a mão na massa – você não precisa produzir o tempo todo para ser eficiente.

4. Eu tenho de fazer tudo aquilo que esperam de mim – você tem de se dar o direito de não fazer algumas coisas.

5. E a mais comum e aceita por todos o mercado de trabalho exige mais dedicação – na verdade, caímos em armadilhas que armamos para nós mesmos:

  • A ideia de que mostrar trabalho é mais importante que obter resultados;
  • Pavor do desemprego (falta de autoconfiança);
  • Pensar que existem pessoas indispensáveis, por isso deter as tarefas e funções, se sobrecarregando é uma maneira de se tornar insubstituível.
  • Ter o trabalho como uma fuga dos conflitos de casa.

 Todas estas ideias fazem com que você não consiga administrar seu tempo e nem sua vida, transformando seu estilo de vida numa roda viva que não tem mais fim.

Então primeiro passo é entender o que realmente é importante, urgente e prioritário em sua vida:

URGENTE NÃO URGENTE
 IMPORTANTE Crise/ problemas;

Projetos com prazos definidos;

Preparação (estudos), prevenção (exames de saúde por exemplo),  Planejamento;

Aprofundar relacionamento;

Vida familiar (amor, pais, filhos);

Cuidados com a saúde;

NÃO IMPORTANTE Interrupções, ligações telefônicas,

Solicitações de outras pessoas ou filhos;

Atividades comunitárias;

Determinadas reuniões;

Correspondências sem importância; Chamadas telefônicas, e-mails, mensagens; MSN, TV;

Tarefas secundárias que consomem tempo;

Atividades alienantes;

Ao perceber como você esta utilizando seu tempo, com as coisas não importantes e não urgentes, você consegue liberar tempo e energia para gastar com aquilo que realmente importa.

Precisamos aprender a fugir dos ladrões do tempo, as conversas de corredor que geralmente são fofocas, a TV, os e-mails sem importância, as coisas desorganizadas, a falta de planejamento, e principalmente não saber dizer não as pessoas que solicitam constantemente coisas que não são de nossa função ou que não estão ao nosso alcance para ajudar.

Podemos nos fazer a seguinte questão: O que é importante e urgente para ser feito hoje?  Quais as prioridade para utilizar meu tempo ? Se eu preciso descansar, relaxar, ou estudar e me preparar para algum exame, ou preciso passar mais tempo com meus filhos e família… veja o que é importante e de que forma pode utilizar melhor seu tempo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Também reveja seu estilo de vida, cuide das coisas importantes da sua vida, da sua saúde, do seu relacionamento amoroso, dos seus filhos, dos amigos e principalmente busque sempre um equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual – a paz interior.

Se você gostou desse texto, não esqueça de cadastrar seu email para receber todas as nossas novidades sempre!

 

 

 

Photo by Kevin on Unsplash
Anúncios