Você sabia que o o halloween teve sua origem na Europa?

Na Irlanda, mas também na Escócia e na Holanda, a celebração do Halloween, que tem sua origem em uma celebração pagã céltica chamada Samhain, teve longa duração. Em meados de 1600, a tradição era de colocar na frente de sua casa um grande nabo, dentro do qual era colocado uma vela para guiar as almas e para espantar os maus espíritos é claro, caretas era esculpidas.

BRITAIN-HALLOWEEN-HISTORY-TURNIP-OFFBEAT

No XIX século uma grande seca obrigou grande parte dos irlandeses a partir para os Estados Unidos levando com eles esse costume.

Pequena adaptação nesse momento, trocando nabos por abóboras. Expatriados fazendo história é tudo de bom.

Outra informação muito bacana dessa época é que as crianças já se fantasiavam, mas as prendas eram ou moedas ou frutas secas e as “travessuras” eram leitura de poesia ou uma pequena oração para os mortos. Era ou não puro amor?

téléchargement

Mas e na França, como ficaram as coisas? Bom, por aqui o Halloween só voltou com força por volta de 1990 mas não faz o mesmo sucesso que nos Estados Unidos. Durante um período, entre 1998 e 2000 a igreja católica chegou até se manifestar, alegando ser uma festa inquietante para os de puros de coração…

Por aqui não temos casas absurdamente decoradas tampouco pratos caraterístico para esta festa. Mas não é nenhum segredo que o número de vendas de “gostosuras” nessa época sobe significativamente. Resta aguardar o próximo dia 31 para saber se teremos alguma “travessura”.

 

Lembrando que toda informação que trago aqui para vocês é baseada na minha experiência na região onde vivo.