Comemorando o Seu Nome na Grécia!

Chegou Outubro, com feriado do dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. Aqui na Grécia, o mês marca o início do Outono e temos também um grande feriado nacional dia 28, o Dia do Não, quando os gregos negaram a dominação italiana durante a Segunda Guerra Mundial e lutaram pela sua liberdade.

Mas além dos Feriados convencionais, aqui também celebram O Dia do Nome, que é comemorado seguindo o calendário da Igreja Ortodoxa Grega. Por exemplo:  dia 07 de Janeiro é o dia de São João na Grécia, portanto os Joãos, Joanas, etc, celebram este dia como um aniversário. Pessoas te ligam para te desejarem parabéns e felicidades, os mais próximos te visitam, te trazem presentes, e é do costume local ter sempre comes e bebes prontos para serem servidos.


O Dia do Nome é um dia importantíssimo na vida do grego,  muitos adultos não celebram os aniversários tanto quanto celebram este dia. As crianças celebram os dois.

Dependendo do Santo do Dia, a celebração é tamanha que o dia se torna feriado nacional.

Um bom exemplo é o dia 25 de Dezembro, Natal, quando o maior parabéns vai para Jesus Cristo, com missas durante toda a madrugada e manhã, mas também é um dia de dupla comemoração para todos chamados Christos, Christina, Chrysí, Emanuel, Emanuela, Gaspar, Melchior, Baltazar e Belém, e por aí vai… a comemoração é tão boa, que dia 26 também é feriado.

Outros Feriados Santos/Dia do Nome tradicionalíssimos são a Páscoa para os nomes Anasthásios e Anasthasía (quem vem da palavra ressurreição), Paschalis, Lambros, etc, e a Assunção de Maria, dia em que Maria morreu e subiu aos céus. Este dia, 15 de Agosto, no meio do verão, é tão celebrado quanto o Natal e a Páscoa, com missas durante a madrugada, peregrinação e muita comemoração para os Panagiotis e Panagiota (Nossa Senhora em grego é Panagia, e significa a Santa de todos os Santos, Santa de tudo, a grande santa, a mãe do filho de Deus). Também celebram as Marias, Marios, Despoinas, enfim, todos os nomes derivados dos nomes de Maria.

Aqui em casa, tenho marido Christos e filho Panagiotis, portanto, é sempre feriado nos dias do Nome e tem sempre muita gente conosco. Eu não comemoro o meu nome, Ana Carolina, prefiro meu aniversário, mas minha sogra faz questão de me parabenizar e presentear no dia de Santa Ana, em 9 de Dezembro, e carinho a gente nunca deve negar!

 

Anúncios

Autor: Ana Carolina Gebin

Mãe, Μαμά, Mommy... Being a Mom is to constantly learn.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s