Existem creches no Canadá? São públicas ou particulares? Venha conhecer um pouco mais sobre o funcionamento dos daycares (creches) aqui no Canadá!

Recebi várias mensagens com dúvidas relacionadas a creches aqui no Canadá (quanto custa, a partir de qual idade, se é concorrido, entre outras) então resolvi publicar sobre daycare para vocês, ok?

daycare2

Se você está pensando em se mudar para o Canadá e tem filhos, com certeza você já está preocupado com o ensino que seu filho terá, se a escola será pública ou particular, se terá idade para ir para escola ou ainda será daycare (creche)! Enfim… se você tem filhos menores que 5 anos e está vindo especificamente para Vancouver- British Columbia (sim, pois existem diferenças na idade, de acordo com cada província), então você realmente precisará se preocupar com os gastos escolares, pois não existem escolas públicas para esta faixa etária aqui, além das outras preocupações comuns,  (como eles vão reagir a uma cultura diferente á que ele viveu até hoje, a nova língua, deixar para trás seus amiguinhos e familiares, apesar da tecnologia nos favorecer, conseguindo matar a saudade dos familiares e amigos.  Olha, posso dizer que eles tiram de letra, muito melhor do que nós adultos, o que eles precisam é apenas da sua mamãe e do seu papai ao seu ladinho sempre, oferecendo carinho, atenção e muito suporte, e eles se jogam na cultura nova, fazem novas amizades num instante, e quando você menos imagina eles estão pronunciando as palavras novas em inglês, melhor do que você e nos enchem de orgulho!) Isso é assunto para outro post, mas abri um parêntese, kkkk)

Bom, vou tentar explicar um pouquinho como funciona o DAYCARE aqui na província de British Columbia!

Como disse acima, a preocupação aqui na cidade de Vancouver, é apenas para quem tem filhos menores de 5 anos, acima desta faixa etária, a criança tem direito a escola pública!!!!! Existem também as escolas particulares, mas diferente do Brasil a maioria prefere as públicas, pois possuem uma qualidade de ensino e infraestrutura excelente! As escolas públicas daqui se assemelham com as particulares do Brasil.

imagesNEM TUDO NO CANADÁ SÃO FLORES, PREPARE-SE PARA GASTAR COM DAYCARE! images

Para crianças menores ,cujo os pais precisam trabalhar ou até mesmo fazem questão que seu filho tenha essa vivência, precisam conhecer melhor sobre o funcionamento do daycare, o valor aqui em Vancouver é algo bem considerável. Em Gatineau, Quebec, por exemplo, os custos são consideravelmente mais acessíveis ($174/ mês) do que em Vancouver ($905/mês) ou Ottawa ($1.194/mês), segundo uma matéria publicada no jornal The Globe and Mail.

Mas além de nos preocuparmos com valor, temos outra preocupação, não precisamos apenas escolher a creche que queremos colocar nosso filho, precisamos SER ESCOLHIDOS, isso mesmo! As filas de espera são enormes, e quanto menor o seu filho, mais caro e difícil será conseguir uma vaga se deixar pra procurar em cima da hora. Então, se você deseja passar uma temporada aqui ou imigrar, já pode ir dando uma olhadinha nos sites de várias creches para verem a disponibilidade e se souberem quando exatamente chegarão na província, já podem deixar até mesmo o nome na fila. Aqui nos aconselham a colocar o nome na lista quando ainda estamos gestantes.

TIPOS DE DAYCARE

Na minha pesquisa antes de me mudar, eu percebi que existiam mais de uma opção de daycare:

daycare

– As creches convencionais (CHILD CARE CENTRES) como somos acostumados no Brasil. Estes locais devem possuir uma licença do governo e esta deve ser a primeira informação que você deve procurar/perguntar quando for visitar estes centros (muitos deles te mostram a licença na primeira visita). Essas creches são super concorridas, essas que são as que você já pode deixar o nome do seu filho na lista de espera muito antes. E detalhe, algumas cobram por aplicação, em torno de 200CAD pra colocar o nome na lista.

family care

Familiar (HOME CARE CENTRES), onde o educador, que não necessariamente tem uma formação profissional, tem uma licença para ter uma escola dentro de casa, mas com poucas crianças (em média 6 crianças contando já com as suas se tiver). Esta opção vem muitas das vezes para facilitar os papais, são mais acessíveis financeiramente, e nos ajudam, já que as vagas nos centros são muito concorridas.

Cada daycare possui regras específicas e quando você vai visitar o local geralmente recebe uma pastinha com todas as regras descritas. Você ficará ciente de tudo que acontecerá no dia do seu filho, se fez passeio ( simmmmm, eles passeiam desde pequeninos sozinhos, algumas excursões eles pegam Skytrain, Seabus , eles vão para rua faça chuva, faça Sol), horário para dormir, número de refeições, se seu filho ficar doente o que fazer (levar ou não para o daycare?), se você se atrasar quanto custará a mais, você precisa levar comida para seu filho ou o centro proverá, quais feriados o centro terá, entre outras. Há várias regrinhas em cada lugar e é importante ter conhecimento de tudo antes para saber se um determinado daycare é o ideal para seu filho (e para você também).

Muitas das vezes é preciso ser “mente aberta” ao procurar um local para seu filho frequentar. Muitos pais, ficam comparando com o ensino brasileiro. São estilos de ensino e modelos diferentes. A cultura é extremamente diferente, então não cabe uma comparação neste caso. Seja aberto ao que o novo país tem a te oferecer, sempre!

Algo que eu acho bastante interessante, é o fato de você poder escolher quanto tempo e quantos dias seu filho vai frequentar o daycare. Pode escolher entre part time (apenas algumas horas) ou full time (dia todo), e quantos dias na semana quer que ele frequente. E assim, pagar uma mensalidade de acordo com a sua escolha. Acho isso um máximo, fazer sua escolha de acordo com sua rotina.

A maioria das creches seguem o modelo Montessoriano, em que as crianças são mais livres para aprender em seu próprio ritmo. “Learn through play”é a filosofia seguida por aqui. Eles acreditam que a criança aprende e absorve muito mais através da brincadeira, por isso eles incentivam muito o free playquiet time, momento de leitura e contação de histórias e por aí vai… (particularmente, acho fantástico o método montessoriano). Pelo fato de usarem este método, as escolas misturam as crianças de idades diferentes. Por exemplo, crianças entre 3 e 5 anos. A ideia é criar um ambiente colaborativo em que todas se ajudam e aprendem uns com os outros, independentemente da idade.

download (1)

Bom, é isso…. Se estiver por aqui (Vancouver) pensando em voltar ao trabalho após a licença maternidade, ou estiver pensando em imigrar para cá, se prepare, planeje, faça buscas por daycare o quanto antes, até mesmo enquanto você está no período gestacional.

Se tiver mais alguma dúvida específica deste tema, deixe nos comentários e vamos conversar…

E você que está vindo para Vancouver, gostaria de colocar seu filho num daycare ou esperaria o momento de ir para a escola, aos 5 anos?

Abraços e até a próxima!

Anúncios

Autor: Cynthia Ramos

Cynthia Ramos Gonçalves Domingues, tem 30 anos e mora no Canadá há 5 meses. Tem uma filha de 2 anos e 5 meses e é casada há 7 anos. Nasceu em Belo Horizonte-MG, onde viveu todo o período anterior a mudança. Formada em Fisioterapia, pós graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional. Mudou-se para o Canadá devido a um sonho que tinha juntamente com o marido, eles almejavam essa vivência internacional desde quando namoravam, e este ano seu esposo iniciou uma pós graduação na área de TI na cidade Vancouver. Hoje, é mãe de tempo integral, está vivendo outro sonho! Seu hobby, é conhecer lugares novos, como parques, lagos, praias, restaurantes junto à família!

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s