Ano Letivo Escolar na Austrália


Neste texto, vou abordar algumas questões sobre educação na Austrália.

Primeiramente eu gostaria de falar como funciona o ensino e o ano letivo, já que muitas  pessoas apresentam interesse em saber como tudo funciona.
Na Austrália, o início escolar da criança varia de acordo com a idade e eu estarei explicando abaixo.
De 0 a 4 anos – as crianças frequentam as “Creches que possuem também berçários ou Family Daycare”,  estas podem ser do governo e de filiadas. Tem também as casas de famílias “Family Daycare”, que geralmente as crianças podem permanecer o dia todo, o horário varia de acordo com o local ou interesse da família, pode iniciar pela manhã entre 6:00 e 6:30 e ir buscar o filho no fim da tarde.

Nesta fase, nenhuma é gratuita, em Brisbane o valor varia entre $80 a $120 por dia, sendo a mais barata as casas de família (Family Daycare).  O governo oferece para os cidadãos australianos um benefício de desconto no valor de até 50% , com o limite anual em torno de $7.000. Esse abatimento começa em torno de 75% do valor semanal e assim vai indo até obter o valor estipulado anualmente que o governo libera, isso é de acordo com a renda anual familiar e tem casos especiais que até pode ter um  valor de benefícioa maior.

A creche ou Family Daycare é um local seguro designado para as crianças passarem o dia brincando e explorando, a maior parte do dia num lugar aberto, cheio de brinquedos, com parquinho, seguras com seus cuidadores.

Para as crianças a partir de 4 anos até dia 30 de junho do ano que pretendem se matricular  podem participar do programa de “pré Kindergarten ou  Kindergarten” que seria o Jardim de Infância, onde as crianças começam a se preparar para a escola, dando início de seu aprendizado, como por exemplo, segurar o lápis corretamente e escrever o seu nome. Existem locais específicos para o Kindergarten, nem todas Creches tem o programa Kindergarten junto. O mais famoso aqui em Brisbane é o C&K. https://www.candk.asn.au

Segundo o site do Governo de Queensland  https://www.qld.gov.au/education/schools/find/enrolment/pages/age a criança tem que estar com 5 anos até dia 30 de Junho no ano para se matricular no Pré do ensino primário, porém não é obrigatório. Vale ressaltar que a idade obrigatória escolar na Austrália é até 6 anos e meio, como consta no site do governo. As crianças que frequentam o Pré normalmente é o dia todo nas Escolas Primárias, geralmente dàs 9:00 da manhã até às 3:00 da tarde. Existe um tipo de programa, para os pais que trabalham ou estudam o dia todo, de poder deixar a criança mais cedo e também retirar mais tarde, porém tem que pagar uma taxa específica para isso e varia de acordo com a escola.
Na Austrália as escolas públicas, do Pré até o Ano 12, estão divididas de acordo com a área de residência, são chamado de “catchment área”, e existe o website do governo que mostra onde fica a escola onde seu filho poderá ser matriculado, mesmo assim ainda podemos cadastrar nossos filhos em outras escolas, mas isso dependerá da disponibilidade de vaga naquela escola.
Segue abaixo os websites
https://www.qld.gov.au/education/schools/find/enrolment/pages/catchment
http://www.qgso.qld.gov.au/maps/edmap/

As escolas públicas com pontuações mais altas são disputadíssimas para as crianças conseguirem a vaga, devido o sistema de residência, os aluguéis próximos a estas escolas  são muito altos e também bastante disputados pelas famílias, isso porque os Australianos se preocupam muito com a educação escolar dos filhos.

Podemos checar o ranking das escolas no seguinte website:

http://www.ksouhouse.com/topschool.php?type=3&sta=qld

Calendário Anual Escolar retirado do site do governo de Queensland – Austrália 

O Calendário Escolar na Austrália que é dividido em 4 Termos anuais.
Segue a tabela abaixo do site do governo:


Tabela de divisão de Termos Escolar de 2017 retirada do site do Governo da Austrália 

O primeiro termo começa em Janeiro e vai até Março.
O segundo termo começa em Abril e vai até Junho.
O terceiro termo começa em Julho e vai até Setembro.
O quarto termo e último começa em Outubro vai até Dezembro, todos os termos podem variar um pouco as datas de acordo com o ano.

Sendo assim, pouco semelhante ao ano escolar do Brasil, as férias aqui na Austrália não são tão longas como no Brasil mas o fim do período letivo costuma coincidir com o verão.

Anúncios

Autor: Michelli

Michelli, vive a 6 anos em Brisbane Australia com seu marido Inglês e com sua filha de quase 3 anos. Formada em Comércio Exterior, já trabalhou em banco, multinacional, foi Au Pair e hoje é host mother e stay at home mum. Capricorniana, ama viajar, já viajou por diversos países e morou nos EUA, Europa, Nova Zelândia e hoje é cidadã Australiana e se dedica a sua família e amigos.

3 pensamentos

  1. Ola, boa tarde! Adorei seu post, estou começando a estudar as possibilidades para estudar em Brisbane, porem tenho duvidas em relação a escola das minhas filhas, tenho uma de 13 e 9 anos. Sabe me dizer se existe a possibilidade de matricula-las gratuitamente? Pretendo fazer curso de idiomas e depois profissionalizantes. Muito obrigada por compartilhar sua experiência com outras pessoas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s