Weston, uma joia no sul da Florida

Quando me perguntam se gosto de morar em Weston, uma cidade localizada no sul da Florida, digo que sim. Quando questionam se já estou adaptada e se estranho estar em outro pais, vivendo em outra cultura, aí digo que eu sinto como se estivesse morando em um Brasil que funciona. Isto porque a cidade é pequena, cerca de 70 mil habitantes e a comunidade brasileira é grande. E não é só a nossa, mas a de latinos em geral. Muitos hispanos! Para ficar claro, vamos às estatísticas: 43% das pessoas que moram aqui são brancas, 4% são negras, 4% são asiáticos e 48% dos habitantes de Weston são de etnia hispânica. Se você não fala inglês, com certeza se vira no portunhol. Há mercados latinos que vendem nossos produtos, tenho até um vizinho que faz delivery (entrega) de guloseimas brasileiras na porta de casa! Tem uma padaria argentina no centro da cidade, centrinho que mais parece cidade cenográfica, que vende pão de queijo, café com leite e requeijão. Por tudo isso, não me sinto distante do meu Brasil e de fato não estou muito longe. Um voo aqui de Fort Lauderdale, onde fica o aeroporto mais próximo, cerca de 35 Km de casa – o outro fica em Miami, a 56 Km –  direto para São Paulo, por exemplo, dura cerca de 8 horas.

Weston_FL 1
Alameda

Outro fator que diminui as nossas distâncias é o clima. Ah, o clima!!!

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”

Trocando país por cidade, Jorge Ben retrata bem meus sentimentos por este lugar. A cidade é bonita e a média da temperatura anual é de 24 graus Celsius. No verão, as vezes fica too much com os termômetros batendo 96 graus Fahrenheit, o que corresponde a cerca de 36 graus Celsius. Mas, de casa, tudo é lindo porque todas tem ar-condicionado central! O inverno é como o do Rio de Janeiro, tranquilo.

A família se alterna para vir nos visitar. Trazem o amor e o carinho pessoalmente e não só através da tela do computador e do celular. Meu pai, quando veio pela primeira vez, ao passear pela cidade disse “que lindo, tudo tão bem cuidado”. A limpeza e o paisagismo impressionam. As árvores são podadas e as flores substituídas com frequência. Tudo um capricho. E a burocracia então? Tudo tão mais simples. Conseguimos abrir uma conta bancária no mesmo dia em que visitamos a agência pela primeira vez. Com o passaporte em mãos e algum dinheiro, cerca de 100 dólares, para dar início ao processo, abrimos nossa conta! E nem morávamos aqui ainda. No dia seguinte, o nosso cartão do banco chegou no hotel onde nos hospedamos. Nessas horas penso: “ah, bem que podíamos ser assim também”, parece mais certo, mais normal, mais justo.

Outros aspectos que me encantam nessa cidade são os lagos e o lifestyle (estilo de vida). Estamos em um pântano que foi aterrado para Weston nascer, em 1996. Tudo seria perfeito se não fossem os jacarés! Sim, as dezenas de lagos são infestadas por esses animais impressionantes. Um turismo forte aqui é justamente ir ao Parque Nacional dos Everglades, que ficam margeando o leste da cidade, e andar de airboat (aerobarco) para ver os jacarés. A cidade tenta fazer um controle, colocando grades nas ligações entre os lagos, para que os bichanos não passem para os condomínios, mas os filhotes às vezes passam e.… bem, aí vocês já sabem, crescem e, quando avistamos um, temos que comunicar à administração do condomínio para que eles capturem e o levem para fora da cidade.

weston 2
Interior de um condominio

Weston foi selecionada como a terceira cidade mais segura para se viver dentro dos Estados Unidos[1]. Logo que eu cheguei por aqui, lembro de ter visto bem cedinho, antes do sol nascer, uma mulher correndo e um ciclista pedalando pela ciclovia. Fiquei preocupada em ver uma mulher sozinha correndo pelas calçadas desertas e escuras àquela hora. Pois é! Fazer atividades físicas por aqui não tem hora! De manhã, de tarde, de noite e até de madrugada é possível encontrar alguém correndo e também andando de bicicleta, sozinho ou em grupo. Além da segurança, beleza, tranquilidade, clima, as escolas públicas são de excelente padrão de qualidade (“A-rated public schools”). Os meus filhos vão e voltam de ônibus escolar, ficam das 8 da manhã as 2 da tarde, onde estudam e almoçam em um ambiente saudável e rico em atividades.

Esses são os motivos pelo qual acordo todos os dias amando ter a oportunidade de morar em Weston!

[1] https://www.alarms.org/top-100-safest-cities-in-america-2017/

Anúncios

5 pensamentos

  1. É muito gostoso falar de Weston, uma cidade- logradouro, que faz bem a qualquer pessoa que escolher viver nessa região do Estado da Florida, EUA. Posso com certeza, afirmar, que fiquei encantado com o capricho como essa cidade foi construída. Pensaram em absolutamente tudo o que possa oferecer de conforto para uma qualidade de vida, que poucas cidades oferecem em qualquer parte do mundo. Nao estou exagerando, foi o que senti quando tive o privilégio de visitar esse lugar, por duas vezes e tenho fé em Deus, que ainda vou ter o prazer de visitá-la novamente e digo com orgulho, que deixei a marca da minha passagem lá, plantei uma Oliveira, que me garantirá ser lembrado por pelo menos 1000 anos. Plantei também algumas palmeiras e algumas orquídeas. Ali, tudo é perfeito, a pavimentação asfáltica, garanta a fama de pais de primeiro mundo. Os jardins cuidadosamente tratados, dão um toque de conto de fada. Escolheria, sem dúvida, viver numa cidade desta.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Há mais ou menos um ano quando criei o Blog Sabedoria do Amor (para publicar minhas poesias, alegrias, tristezas, esperanças, etc), numa espécie de autoterapia, não imaginava que apareceria tantas pessoas de fora ( ou que estão fora do Brasil) para acompanhar-me. Hoje dos EUA, tenho a segunda maior estatística de visualizações, só não é maior que do Brasil. Já identifiquei brasileiros ou não que seguem o blog em Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, entre outros países, mas, ainda não identifiquei dos EUA. Se possível, gostaria de fazer esta identificação. Quem sabe consigo por este Blog (mamães brasileiras pelo mundo) com seu perfil tão sui generis. Parabéns pelo blog à todas as mamães nele presente. Abraços fraternos. Estevam

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s