Dubai: uma caixinha de areia cosmopolita!

 

Dubai é o mais famoso dos sete emirados que formam os Emirados Árabes Unidos, uma monarquia absolutista. A moeda local é o Dihram, aproximadamente 3,68 USD. Localizado na costa do Golfo Pérsico, Dubai tem clima desértico, e apesar de ser muito agradável no outono e inverno, no verão a temperatura pode passar de 50 graus Celcius durante o dia. Sua populacão é de aproximadamente 2.800.000 habitantes e é formada em sua maioria por expatriados, apenas 18% são nativos. Isto torna a experiência de viver em Dubai, extremamente interessante e enriquecedora.

A língua oficial é o árabe, mas a língua falada mesmo é o inglês. Há escolas de diversas nacionalidades e religiões, mas todas são obrigadas a ter o árabe no currículo. O islamismo é ensinado apenas aos mulçumanos.

Os Emirados Árabes são regidos pela Sharia (um conjunto de leis islâmicas) e governado pela dinastia Al Maktoum. Homossexualismo é crime e denunciar um estupro sem a confissão ou o testemunho de 4 homens adultos, pode levar a vítima à prisão por sexo fora do casamento. Porém, encontrei mais respeito à diversidade cultural e religiosa aqui que no Brasil. Isso mesmo! Então, se eles fazem decoração de Natal, permitem igrejas católicas, evangélicas, centro espírita, e até batizaram uma mesquita de Maria: mãe de Jesus, não nos custa respeitar algumas regras, não é?! Beijar em público, abraços mais calorosos, gestos obscenos são proibidos e podem ser punidos com prisão. Não somos obrigadas a usar Abaya (vestido longo e solto que cobre os braços e vai até os pés) nem Hijab (lenço que cobre o pescoço e cabelo), mas devemos ter sempre ombros e joelhos cobertos, evitar decotes e roupas justas. Essa é uma parte muito polêmica quando falo sobre a vida aqui, mas penso que estou na casa deles e devo respeitar.

O Sistema de transporte público de Dubai, ainda tem muito a melhorar! O meio de transporte público mais utilizado é o taxi. O metro é belíssimo e moderno, tem ar condicionado em todas as suas plataformas e estações, mas não atende todo o emirado, assim como os ônibus. Para nós brasileiros conseguirmos um licença para dirigir aqui, é uma novela que explicarei em um outro momento, mas posso adiantar que custa uma fábula!

 

Dubai é sinônimo de luxo e beleza! Mundialmente conhecida por sua arquitetura futurística, sua maior receita vem do turismo e do comércio. O único hotel 7 estrelas do mundo está em aqui, o famoso Burj Al Arab, que foi construído numa ilha artificial. The Palm Jumeirah, também uma ilha artificial, abriga o icônico hotel Atlantis e pode ser vista do espaço. Dubai tem o maior prédio do mundo, o deslumbrante Burj Khalifa, com seus 828 metros de altura. O maior shopping center do mundo, The Dubai Mall, com suas lojas de famosas marcas de luxo, está sempre cheio de visitantes. O Mall of the Emirates (MOE para os íntimos), tem a maior pista de esqui indoor do mundo. O Global Village é uma espécie de EPCOT das Arábias, funciona de novembro a abril (época de temperaturas amenas) e é um passeio imperdível para crianças e adultos. Há também belíssimos parques com área verde impressionante, que nós aproveitamos muito no outono e inverno. As praias de Dubai são um capítulo à parte, com água cristalina e mar predominantemente calmo, são um convite ao dolce far niente, mas bebidas alcoolicas são proibidas nas praias públicas.

 

Bem, Dubai está longe de ser um paraíso, mas essa caixinha de areia roubou meu coração quando permitiu aos meus filhos uma vida com liberdade, segurança e exposição às mais diversas culturas. Vale a pena conhecer!

 

Anúncios

Autor: Ana Paula Argolo

Ana Paula tem 40 anos, baiana casada com um carioca, e dessa mistura nasceram Maria Eduarda que está com 10 anos e Henrique, com 6 anos. Em dezembro de 2016 mudou-se com a família para Dubai e desde então deixou uma das suas paixões, a pediatria, para ser mãe em tempo integral. Viciada em café, livros e viagens, não dispensa um bom vinho, principalmente se acompanhado de um papo gostoso. Amante dos bichos, tem um filho peludo, o Simba, mas tem vontade mesmo de encher a casa de peludos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s