Edimbrah: grande surpresa pra maioria dos brasileiros

Edimburgo é uma cidade maravilhosa e desconhecida pela maioria dos brasileiros. Quando falo que moro na Escócia, todo mundo lembra de Glasgow! Mas é “Edinbra”, como os escoceses dizem, que é a grande atração turística. Com um castelo no topo de uma montanha no centro da cidade e sua arquitetura que parece saída de um filme de terror medieval, a cidade oferece vistas deslumbrantes. Na cidade velha, vale a pena caminhar e se perder nas pequenas vielas cheias de histórias. Pra quem viaja com criança pequena, é bom saber que essa parte da cidade tem muitas ruas íngremes e diversas escadarias.

Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo

Mas não é só castelo que tem pra ver por aqui! A cidade tem atividades para todo gosto. Quem gosta de natureza, pode caminhar pelo Arthur Seat: uma montanha oposta ao castelo. São 3 trilhas principais para chegar ao topo da montanha. A mais longa demora 2 horas e a mais curta 45 minutos. O Holyrood Park, onde se localiza a montanha, não cobra entrada e tem estacionamento nos arredores. O parque é aberto e não tem uma entrada principal, mas a maioria das pessoas o acessa pelo Parlamento, na parte de baixo da Royal Mile.

Nesta parte da cidade, existem várias atrações: o Parlamento, o Holyrood Palace  (que é a casa da Rainha, onde ela fica quando está na cidade e pode ser visitada caso ela nao esteja por lá) e o Dynamic Earth, que é um museu sobre natureza. As criancas adoram!

Apesar de ter apenas cerca de meio milhão de habitantes, Edimburgo é a capital da Escocia. Ela é uma cidade pequena, com atmosfera de cidade grande – e serviços de tal: cinemas, restaurantes, lojas, hospitais de alta qualidade e transporte público eficiente. A cidade é muito segura, apesar de não vermos muitos policiais pela rua, e quando você esbarra com um, eles geralmente sao muito cordiais!

O tempo por aqui não é dos melhores. Venta muito e chove na maioria dos dias: é um clima de temperatura constante. A variação térmica é de 0 a 20 graus Celcius. No verão, os dias mais quentes chegam a 26º e no inverno os dias mais frios a -5º. Não neva muito também, e no inverno chove e venta bastante. Dias de sol são raridade e, quando surgem, todo mundo vai para rua aproveitar! A cidade ganha outra vida nos dias de sol.

Edimburgo é a cidade dos festivais. Tem festival de tudo o ano todo. O principal deles é a Fringe, que acontece durante o mês de agosto e toma conta da cidade. São milhares de artistas de rua espalhados pelos arredores. Uma infinidade de shows, peças e todo tipo de arte por todos os cantos. É dificil escolher o que assistir. Mas a maioria das atrações é paga e é dificil arrumar um lugar pra ficar na cidade. Os hotéis lotam, mesmo com preços muito acima do normal.

A Escócia é muito famosa pelos Whiskys. Existem milhares de produtores de puro malte por aqui, mas não são baratos. Por conta dos altos impostos sobre bebida alcoólica, muitas vezes é mais barato comprar Whiskys escoceses no exterior ou no aeroporto. Mas se você está procurando aquele Whisky escocês exclusivo, a maioria não é exportada, então é preciso pagar os altos preços daqui. Mas nao pense que o Whisky só serve pra beber, ele também é encontrado no molho servido com Haggies, a comida típica da região. Haggies são os miúdos da ovelha. Falando assim, parece algo nojento, mas o sabor é uma delicia! Você encontra Haggies, neeps and tatties em qualquer pub! Vale a pena provar! E se você não come carne, também tem a opção vegetariana – eu particularmente nunca provei!

Tem muitas coisas para ver por aqui e vale muito a pena a visita!

lidice

Lidice Nascimento é carioca e mestre em Geografia pela UFF, mas atualmente trabalha como recepcionista em um hotel. Já foi atriz, fotógrafa, pesquisadora, professora e tradutora. Tem dois filhos (Cissa, de 2 anos e meio e Maui, de 10 meses) e é casada com um polonês. Mora há 3 anos e meio em Edimburgo. Adora viajar, conhecer outros lugares e pessoas e falar outras línguas. É do tipo que tem poucas roupas e muitos carimbos no passaporte. Mas no dia a dia, seu hobby é ficar de cabeça pra baixo: atualmente é no pole dance que descarrega suas energias e pode ser ela mesma.

Anúncios

Autor: Lídice Nascimento

Lídice Nascimento é carioca e mestre em Geografia pela UFF, mas atualmente trabalha como recepcionista em um hotel. Já foi atriz, fotógrafa, pesquisadora, professora e tradutora. Tem dois filhos (Cissa, de 2 anos e meio e Maui, de 10 meses) e é casada com um polonês. Mora há 3 anos e meio em Edimburgo. Adora viajar, conhecer outros lugares e pessoas e falar outras línguas. É do tipo que tem poucas roupas e muitos carimbos no passaporte. Mas no dia a dia, seu hobby é ficar de cabeça pra baixo: atualmente é no pole dance que descarrega suas energias e pode ser ela mesma.

8 pensamentos

  1. Eu amo a Escocia, Edinburgh venho todo ano…passo sempre 2 meses com minha minha filha que mora aqui. E realmente tudo que vc falou e muito mais…..realmente vale a pena vir conhecer a Escocia.
    Valeu….bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s