Azeitão, em Portugal: o charme do interior bem perto de Lisboa

Moro em Azeitão, região de Setúbal em Portugal. O nome parece engraçado, um azeite grande, mas por aqui nunca vi nada de azeite. A cidade fica a 25 km de Lisboa (o que significa cerca de 25 a 30 minutos). Como estamos do outro lado do rio Tejo, sempre que vamos para Lisboa ou alguma cidade do lado de lá do rio, como Mafra, Fátima e Coimbra, temos que atravessar a famosa Ponte 25 de Abril, que é a “Golden Gate” portuguesa. Apesar de ser uma ponte muito parecida com a outra, não foi a mesma empresa que construiu.

Em Portugal, dizem que temos em média 300 dias de sol por ano, o que é uma delícia, pois muitas vezes, mesmo no inverno, temos dias lindos, com o céu bem azul. O frio é úmido e pra mim bastante intenso, mas acho que é porque as casas não são muito preparadas para ele. Em Azeitão faz mais frio e mais calor do que em Lisboa, uma média de 3º a 5ºC (pode ser menos ou mais). A temperatura média varia entre 6 e 10 graus. Já no verão, eu derreto a ponto de deixar a casa toda escura para não entrar nenhuma brecha de sol pelas janelas. O clima fica mais seco, pois não chove nesta época. A temperatura média é 32ºC, mas em muitos dias ultrapassa os 40ºC. O sol nasce às 6h e se põe quase às 22h. É ótimo pra lavar roupa e, claro, para passar o dia nas praias, que são ótimas para crianças, pois têm mar calmo, porém gelado, mesmo quando está 40ºC.

A zona é famosa pelo queijo de Azeitão e torta de Azeitão. O queijo é de leite de ovelha, tem um sabor mais forte que o de vaca, porém mais suave que o de cabra. Uma delícia! O queijo de Azeitão foi considerado um dos 50 melhores produtos gastronômicos do mundo. Já a torta é feita a base de ovos. Aliás, em Portugal, os doces são em sua grande maioria feitos de ovos. É costume comer a torta junto a um cálice de Moscatel, um vinho mais doce típico da região, quase um licor.

A região conta também com muitas quintas de vinho. O famoso vinho Periquita, da quinta José Maria da Fonseca, é daqui. Gosto muito de ir nas quintas típicas que não têm exportação e um mercado ou outro que comercializa. São vinhos deliciosos e o preço é maravilhoso.

azeitao 3.jpg
Quinta José Maria da Fonseca

Em Azeitão há muito o que fazer, apesar de ser uma cidade com cerca de 18 mil habitantes. Passear pelas lindas praias da Serra da Arrábida, ir às quintas de vinho, aos parques infantis que sempre tem um café por perto são algumas das opções.

O que deixa a cidade ainda mais encantadora são praias a cerca de 8/12 km de distância e uma vida de interior. Para mim, a combinação “interior + praia + proximidade de cidade grande” é uma equação perfeita. Isso é Azeitão!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s