Irlanda: o pote de ouro no fim do arco-íris

Moro na Irlanda, ou República da Irlanda, para diferenciar da nossa vizinha, a Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido e está localizada na mesma ilha do Oceano do Atlântico. 

A Ilha Esmeralda, como é conhecida, é repleta de histórias, cultura, mistérios e muito verde. Entre Celtas, Vikings e Gnomos, estima-se que os primeiros habitantes chegaram por aqui há 9 mil anos.

Temos a Univerdade mais antiga da Europa, a Trinity College, fundada em 1592, com seus estudantes ilustres, tais como os escritores James Joice e Oscar Wild, e os famosos bruxos da saga de J. K. Rowling: Harry Potter, Ronie e Hermione. Temos também o maior parque urbano do mundo, o Phoenix Park, com 1.752 acres. Sim, maior que o Central Park com seus 843 acres. Há ainda a maternidade mais antiga do mundo em funcionamento, a Rotunda Hospital, fundada em 1757. E a Newgrange, uma tumba construída no ano 3200 a.C. Só para fins de comparação, as pirâmides do Egito foram construídas só 560 anos depois, no ano 2640 a.C.

O clima neste paraíso verde é sempre temperado, com média de 12 graus celsius. Nos dias mais quentes do verão, os termômetros (em poucos dias) alcançam os 25 graus, mas a média fica bem mais abaixo, perto dos 18 graus, apesar dos dias ensolarados. E no inverno, a média fica perto de 5 graus. Raramente a neve nos visita, e nunca fica tempo suficiente para que se acumule pelas ruas. Porém, a marca registrada do país são o vento e as chuvas frequentes. 

O turismo é um forte pilar da economia da Irlanda. Receptiva e hospitaleira, não faltam motivos e pontos turísticos para atrair turistas do mundo todo para ilha.

Os muitos castelos medievais, as paisagens verdes deslumbrantes e as lindas praias já são motivos suficientes para colocar o país no roteiro. Mas na Irlanda existem muitos mais atrativos, como os diversos museus (a maioria com entrada gratuita), a arquitetura que mistura o medieval com o modernismo, ganhando um extra toque de charme com suas casas e suas portas coloridas. Além da chance de beber (quase que direto da fonte) um pint de Guinness ou saborear o legítimo whisky irlandês Jameson em um dos famosos pubs do Temple Bar

bar-209148_1920
Legítimo pub irlandês

Você ainda pode visitar os cenários de famosos filmes gravados na ilha, como “P.S. I love you”, “Casa comigo”, “Coração Valente”, “O resgate do soldado Ryan”, ” Stars Wars: O Despertar da Força”, ” Harry Potter”, “Rei Arthur” e muitos outros.

Então coloque em sua mala um super casaco impermeável com capuz e venha conhecer a terra do U2 (e seu beautiful day), do Jamie Dornan  (e seus tons de cinza), do Liam Neeson (e sua busca implacável). Quem sabe você também encontre o seu pote de ouro no fim do arco-íris. Eu achei o meu.

Perfil-16

Patrícia Galvão é psicóloga com formação em Psicologia Organizacional e em Gestão de Pessoas. Ama bater papo, prosear e está sempre com os ouvidos à disposição. Mudou-se em 2014 para a Irlanda com a intenção de aperfeiçoar seu inglês por 6 meses. Mas acabou se apaixonando pelo país e por um irlandês e vive em Dublin até hoje. É mãe da Sophie e da Lara, gêmeas, que nasceram 2016.

 

 

Anúncios

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s